10 dicas para ter bons videos :)

3 mar

1. TENHA ESSÊNCIA

Tente, antes de fazer qualquer coisa, pensar em vídeos que você mesmo tenha vontade de assistir e não apenas no que está fazendo sucesso ou no que você acredita que as pessoas querem ver. Este tempo de criação é um dos momentos mais mágicos da produção.

2. FIAT LUX

Dica básica, mas que muda tudo: antes de começar a gravar, tenha um foco de luz virado pro seu rosto. Se for gravar de dia, deixe sua câmera a favor da luz do sol. A luz deve sempre estar de frente para quem está sendo filmado e não só atrás ou em apenas um ponto do ambiente. Em ambientes com pouca iluminação, eu, particularmente, gosto de improvisar com lâmpadas fluorescentes, que sempre geram um bom resultado.

3. ALÔ?

O som é tão importante quanto a imagem. Geralmente, o microfone das câmeras fica na parte frontal do aparelho. Então, fale de frente para ele o mais alto e perto possível. Microfone externo é sempre melhor, pois os embutidos captam o som de todo o ambiente.

4. O PROGRAMA

Programas de edição de vídeo são uma escolha pessoal e vão de acordo com as suas necessidades de produção e de adaptação. Se você é usuário de PC pode começar a mexer no Windows Movie Maker mas, se quiser um resultado um pouco mais elaborado, pode experimentar o Sony Vegas. Usuários de Mac podem começar a brincar no iMovie e para resultados mais elaborados o Adobe Premiere. Se quer fazer vídeos profissionais, minha preferência é pelo Final Cut.

5. O CORTE

Com exceção das transmissões ao vivo, quase todos os vídeos que você assiste possuem algum tipo de edição. Uma das técnicas mais utilizadas hoje entre os “Vloggers”, como o Felipe Neto, é o MisteryGuitamMan, que faz um corte seco em todos os espaços sem fala do vídeo, eliminando assim respirações, erros e enormes pausas. Eu, particularmente, não gosto desta técnica, prefiro edições mais naturais e criativas (exemplo 1 www.migre.me/3yyBr e exemplo 2 www.migre.me/3yyD9)

6. NÃO CARNAVALIZE!

Quando estamos começando a fazer uma coisa nova, a tendência é fazer tudo de uma só vez. NÃO FAÇA ISSO! Seja simples e seja incrível. Use efeitos, mas apenas se o seu roteiro precisar. E antes de tentar fazer, pense bem se é isso mesmo que você quer. Dá uma olhada emwww.videolog.tv/comunidade pra pegar umas dicas bacanas.

 

7. FAÇA ROTEIRO

O roteiro é a receita de bolo do seu vídeo. Mesmo que você não escreva, ele existe dentro da sua cabeça! Diretores como Tarantino são tão psicopatas com isso que escrevem cada piada que será dita em seus filmes. Já o José Padilha contratou uma preparadora de atores para explicar o sentimento da cena aos atores de Tropa de Elite pra que criassem as falas. Em ambos os casos existe um roteiro a ser seguido. Se não gosta de pensar no que fazer, pede pra sair, 02! A duração ideal para um vídeo na web é de 3 min.

8. BOTA UM SOM

Trilha é a parte mais difícil! Não aconselho a ninguém usar conteúdos com direitos autorais. Isso pode trazer muitos problemas desnecessários no futuro, principalmente se o seu vídeo for (e será) um sucesso. Existem dezenas de sites com materiais em domínio público e/ou licenciados por Creative Commons, tipo o www.incompetech.comwww.freesound.org e www.archive.org

9. SENSACIONALIZE

Tente dar um título chamativo pro seu vídeo, tipo manchete de jornal sensacionalista e uma imagem que defina bem o que ele é. Muitas pessoas usam fotos sensuais e títulos com palavras picantes para chamar audiência. Funciona, mas “descredibiliza”. Usar textos e imagem reais e que identifiquem seu vídeo trará muito mais audiência em longo prazo.

10. QUEM VAI VER?

Antes de postar sua obra de arte em qualquer lugar, pense bem em qual público quer atingir. Utilize ferramentas que se adaptem às suas necessidades e te dêem mais chances de mostrar seu talento. O portal de vídeo é responsável por pouco mais de 20% de sua audiência, a grande parte é o resultado de uma divulgação direta feita por você.

 

Espero muito que voces tenham gostado deste post diferente,fiz o meu melhor 😉 beijos s2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: